O conceito de Cor está associado á percepção, pelo sistema
de visão do ser humano, da luz emitida, difundida ou reflectida pelos objectos,
sendo considerada um atributo dos mesmos.
A cor de um objecto dependente das características das
fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pela superfície e,
por último, das características sensoriais do sistema de visão humano, os
olhos, ou de câmaras digitais.
A não existência de luz implica que nada se veja e,
portanto, significa a não existência de cor.
A Luz contém uma variedade de ondas electromagnéticas com
diferentes comprimentos de onda. S e o comprimento de uma onda electromagnética
pertencer ao intervalo de 380 a780 nm (nanómetros) é detectada e interpretada
pelo sistema de visão do ser humano. Estes diferentes comprimentos de onda
constituem o espectro de luz visível do ser humano e estão associados a
diferentes cores.
O ser humano tem
dois tipos de visão, escotópica e a fotópica.
A visão
escotópica capta baixos níveis de luminosidade e não detecta as cores. Esta é
utilizada durante a noite, ou em ambientes escuros depois de certo tempo, pois o olho passa a ser mais sensível às ''luzes
azuis''
A visão fotópica
é a que possibilita ver cores, sendo esta usada durante o dia ou em níveis normais de
luminosidade.
Para que os sistemas gráficos possam reproduzir as cores é
necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em atenção a natureza
do olho humano, da luz e da cor.
O objectivo de um
modelo de cor é fornecer a especificação de cores duma forma standard,
utilizando um sistema de coordenadas na qual a cor é representada por um ponto.
Estes modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada
cor. Contudo quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os
componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor. Neste espaço
cada cor representa uma cor diferente.
Existem dois modelos de cor complementares: o modelo aditivo
e o modelo subtractivo.
O modelo aditivo
explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.

Num modelo subtractivo, ao contrário do modelo aditivo, a
mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais
comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao
branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos
reflectidos
O modelo subtractivo explica a mistura de pinturas e tintas
para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e reflectem
outros. Assim, a cor de um objecto corresponde à luz reflectida por ele e que
os olhos recebem.
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