quinta-feira, 22 de novembro de 2012


 

O modelo RGB baseia-se na teoria de visão colorida tricromática, sendo esta uma abreviatura do sistema de cores aditivas formado por vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue).

 O objectivo principal deste sistema é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como monitores de TV e computador, scanners, câmaras digitais...

 


O modelo CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por ciano (Cyan), mangenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (BlacK).

Este modelo resulta da absorção de luz, pois as cores visíveis vêm da parte da luz que não é absorvida. Este é utilizado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, sendo conhecido como quadricromia.

 

 

O modelo HSV é uma abreviatura do sistema de cores formado pelas componentes Hue (matiz), Saturation (saturação) e Value (valor). Este sistema de cores define o espaço de cor a partir de 3 parâmetros:

Matiz (tonalidade) - Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro vísivel.

Saturação (pureza) - Quanto maior o valor desta, mais "pura" é a imagem.

Valor (brilho) – Define o brilho da cor.

 

 


O modelo YUV define um espaço de cor em termos de 1 componente de luminância (informação a preto e branco) e 2 componentes de crominância (informação sobre a cor).
         

Este modelo é o mais próximo do modelo de percepção humano, embora o hardware padrão seja o modelo RGB, usado em computação gráfica. O modelo YUV dedica-se essencialmente ao vídeo analógico e radiodifusão de TV (em PAL e NTSC), seno o padrão utilizado na maioria do mundo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário